Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

SINTOMAS DA ASMA


Os sinais e sintomas da asma podem se manifestar desde muito cedo em crianças, na maioria dos casos, antes mesmo do quinto ano de vida.1 Além disso, alguns dos sintomas típicos da asma se agravam à noite ou pela manhã.2

Entre os sintomas mais comuns da asma estão:1

  • falta de ar (dispneia);
  • tosse crônica;
  • chiado no peito ao respirar (sibilo);
  • aperto no peito ou desconforto torácico, particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã.

Os sintomas de asma podem variar em frequência, duração e intensidade. Nos casos mais graves e/ou não tratados, a asma pode ser fatal. O ideal é que com o tratamento constante os sintomas da asma sejam minimizados, e as crises de falta de ar, cansaço e demais fatores que atrapalham a vida do paciente sejam inibidos. Para alcançar o controle adequado da asma, é necessário que o paciente tenha dedicação e comprometimento com o tratamento.

Doenças associadas à asma

Algumas doenças podem estar relacionadas à asma, inclusive agravar os sintomas da doença, são as chamadas comorbidades. Entre elas, estão:3-5

  • rinite e rinosinusite: a rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, que reage à fatores alérgenos externos para defender os pulmões, produzindo muco, causando dor de cabeça e congestão. Ela pode ser ocasional ou crônica, também causada por outros fatores como desvio de septo nasal, uso excessivo de sprays nasais e alterações hormonais. Já a sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face – cavidades do crânio que também podem acumular muco, e que servem para acumular ar e dar ressonância à voz. A sinusite pode ser mais difícil de tratar, exigindo a utilização de anti-inflamatórios ou antibióticos.
  • refluxo gastroesofagico: é observado em alguns pacientes com asma e deve ser tratado para benefício do quadro geral, mas não tem um relação direta com a asma.
  • apneia obstrutiva do sono: a apneia por si só representa uma risco à saúde, mas quando está associada à asma o risco é ainda maior. Ela se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias durante o sono e pode estar relacionada à existência de nódulos nasais ou á frequência de obstrução dessas vias pela asma.
  • obesidade: o sobrepeso pode prejudicar a capacidade respiratória, agravando alguns sintomas da asma. A redução de peso corpóreo (de 5 a 10%) é recomendada, pois melhora a capacidade respiratória e o quadro geral do paciente.5

 


Referências

1.
IV Diretizes Brasileiras para o Manejo da Asma. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132006001100002 Último acesso em 19 de outubro de 2017.
2. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/asthma/signs Último acesso em 19 de outubro de 2017.
3. Site da Ginasthma.org. Disponível em: http://www.ginasthma.org/local/uploads/files/GINA_Pocket_Portuguese2014.pdf Último acesso em 19 de outubro de 2017.
4. Site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em: http://itarget.com.br/newclients/sbpt.org.br/2011/downloads/arquivos/COM_ASMA/SBPT_DIRETRIZES_ASMA_VERSAO_31102011.pdf Último acesso em 19 de outubro de 2017.
5. Site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.Diretrizes da SBPT para o Manejo da Asma.pdf. Disponível em: http://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-asma-ats/ Último acesso em 19 de outubro de 2017.


Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.1


Eles atacam somente as bactérias, sem causar danos às demais células do organismo. Sua função consiste em interromper ou acabar com a multiplicação de bactérias no corpo.2


Esse tipo de medicamento pode ser dividido em:3

  • Bactericidas: capazes de matar ou causar danos irreversíveis às bactérias;
  • Bacteriostáticos: capazes de interromper a reprodução e crescimento das bactérias sem destruí-las imediatamente.

A penicilina é o bactericida mais usado no mundo e foi o primeiro antibiótico a ser descoberto, em 1928. Devido ao mal uso desse medicamento, em 2010, o governo brasileiro criou leis para limitar o acesso aos antibióticos. A partir disso, sua venda passou a ser autorizada somente mediante receita médica.¹


Além da penicilina, os antibióticos mais comuns usados em tratamentos são:

  • Aminoglicosídeos - utilizado no tratamento de infecções mais graves;2
  • Cefalosporinas - frequentemente prescritas para tratar as seguintes doenças: infecções de pele, partes moles, faringite estreptocócica, infecção urinária e profilaxia de várias cirurgias;4
  • Glicopeptídeos - usadas no tratamento de doenças mais persistentes em pacientes em estado grave, como no tratamento da Pneumonia ou Sífilis;2
  • Polipeptídicos - usados para tratar infecções oculares;2
  • Quinolonas - usadas no tratamento de Infecções Urinárias recorrentes, Gonorreia, Diarreia Bacteriana, entre outras.2

O uso indiscriminado desse tipo de medicamento ocorre quando ele é usado para tratar infecções que não são causadas por bactérias, é tomado em doses incorretas, ou quando o tempo de tratamento não é cumprido.1


Por fim, é indispensável a orientação de um profissional da saúde quanto ao uso correto dos antibióticos. 




Referências: 


1. https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/#:~:text=Antibi%C3%B3ticos%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20capazes%20de,de%20diversos%20tipos%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es Último acesso em 18 de julho de 2022.


2. https://www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


3. https://tnsnano.com/chem/bactericida-vs-bacteriostatico/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


4. https://www.sanarsaude.com/blog/amp/cefalosporinas-artigo-farmacia-tudo-que-voce-precisa-saber Último acesso em 18 de julho de 2022.



Saiba porque é importante seguir as orientações médicas quanto ao uso de antibióticos.

Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções causadas por bactérias. Seu mau uso pode levar a uma resistência da bactéria, dificultando o tratamento.



Fique atento. Siga as orientações médicas e dissemine as informações quanto aos riscos do uso indevido de antibióticos. 



Referências: 

  1. Quiróz, Alicia. Appropriate use of antibiotics: an unmet need, 2019. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1756287219832174 Último acesso em 26 de julho de 2022.
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance Último acesso em 26 de julho de 2022
  3. https://www.paho.org/pt/topicos/resistencia-antimicrobiana?page=4 Último acesso em 21 de julho de 2022

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!