Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

PERSONALIDADES QUE SOFREM DE TDAH


Apesar das dificuldades, é possível que uma pessoa com TDAH, com acompanhamento especializado e informações, seja muito bem sucedida na vida¹. Para ilustrar essa realidade e usá-la como inspiração, separamos alguns casos emblemáticos de famosos que alcançaram o que alcançaram convivendo com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Veja:

Bill Gates

Por conta do TDAH, teve problemas na escola quando criança e, mais tarde, acabou abandonando Harvard antes de se formar. No entanto, fundou a Microsoft, empresa que representa um grande marco para a humanidade, pois transformou em definitivo a forma como pessoas usam computadores.

Jim Carrey

O ator Jim Carrey revelou em entrevistas que o TDAH dificulta seu sono e que, para ele e sua vida profissional, representa uma grande dificuldade na manutenção do foco em sets de filmagens e na dedicação em passar muito tempo dentro de um mesmo personagem. Mas, com uma longa e produtiva carreira, é um dos atores mais populares e talentosos do seu tempo.

Sabrina Sato

Sabrina Sato sempre fala abertamente sobre as dificuldades que já enfrentou e ainda enfrenta por causa do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Apesar dessas dificuldades, continua sendo uma das personalidades mais famosas da televisão brasileira, além de um grande ícone de moda.

Michael Phelps

Aos nove anos de idade, o atleta Michael Phelps foi diagnosticado com TDAH. Como uma possível solução para o problema, seus pais e professores colocaram o garoto em aulas de natação, como um método para que ele mantivesse o foco e a concentração. Com uma impressionante carreira nas piscinas, Phelps é o maior medalhista olímpico de todos os tempos, com 22 medalhas, sendo 18 de ouro.

Jamie Oliver

Diagnosticado com TDAH quando ainda era criança, Jamie Oliver sempre diz que uma alimentação saudável o ajuda muito com problemas causados pelo transtorno. É o chef mais famoso do mundo, autor de muitos best-sellers e apresentador de programas globalmente populares, além de um grande defensor de uma alimentação mais saudável – principalmente quando falamos das dietas de crianças – como uma forma de lidar com transtornos de atenção.


Referências


1. Associação Brasileira do Déficit de Atenção : https://tdah.org.br/perguntas-mais-frequentes-e-suas-respostas/ (último acesso em outubro 2020) 



Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.


Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.1


Eles atacam somente as bactérias, sem causar danos às demais células do organismo. Sua função consiste em interromper ou acabar com a multiplicação de bactérias no corpo.2


Esse tipo de medicamento pode ser dividido em:3

  • Bactericidas: capazes de matar ou causar danos irreversíveis às bactérias;
  • Bacteriostáticos: capazes de interromper a reprodução e crescimento das bactérias sem destruí-las imediatamente.

A penicilina é o bactericida mais usado no mundo e foi o primeiro antibiótico a ser descoberto, em 1928. Devido ao mal uso desse medicamento, em 2010, o governo brasileiro criou leis para limitar o acesso aos antibióticos. A partir disso, sua venda passou a ser autorizada somente mediante receita médica.¹


Além da penicilina, os antibióticos mais comuns usados em tratamentos são:

  • Aminoglicosídeos - utilizado no tratamento de infecções mais graves;2
  • Cefalosporinas - frequentemente prescritas para tratar as seguintes doenças: infecções de pele, partes moles, faringite estreptocócica, infecção urinária e profilaxia de várias cirurgias;4
  • Glicopeptídeos - usadas no tratamento de doenças mais persistentes em pacientes em estado grave, como no tratamento da Pneumonia ou Sífilis;2
  • Polipeptídicos - usados para tratar infecções oculares;2
  • Quinolonas - usadas no tratamento de Infecções Urinárias recorrentes, Gonorreia, Diarreia Bacteriana, entre outras.2

O uso indiscriminado desse tipo de medicamento ocorre quando ele é usado para tratar infecções que não são causadas por bactérias, é tomado em doses incorretas, ou quando o tempo de tratamento não é cumprido.1


Por fim, é indispensável a orientação de um profissional da saúde quanto ao uso correto dos antibióticos. 




Referências: 


1. https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/#:~:text=Antibi%C3%B3ticos%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20capazes%20de,de%20diversos%20tipos%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es Último acesso em 18 de julho de 2022.


2. https://www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


3. https://tnsnano.com/chem/bactericida-vs-bacteriostatico/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


4. https://www.sanarsaude.com/blog/amp/cefalosporinas-artigo-farmacia-tudo-que-voce-precisa-saber Último acesso em 18 de julho de 2022.



Saiba porque é importante seguir as orientações médicas quanto ao uso de antibióticos.

Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções causadas por bactérias. Seu mau uso pode levar a uma resistência da bactéria, dificultando o tratamento.



Fique atento. Siga as orientações médicas e dissemine as informações quanto aos riscos do uso indevido de antibióticos. 



Referências: 

  1. Quiróz, Alicia. Appropriate use of antibiotics: an unmet need, 2019. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1756287219832174 Último acesso em 26 de julho de 2022.
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance Último acesso em 26 de julho de 2022
  3. https://www.paho.org/pt/topicos/resistencia-antimicrobiana?page=4 Último acesso em 21 de julho de 2022

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!