Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

FILMES SOBRE TDAH


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um comportamento que eleva a desatenção, a inquietude e a impulsividade ao extremo, podendo acompanhar a pessoa durante a vida adulta¹. E por estes e outros motivos o TDAH afeta a relação dessa pessoa com o mundo e possivelmente dos que convivem com ela. Alguns filmes abordam justamente essas questões: conheça alguns deles!

Mommy (2014)

Este filme de Xavier Dolan conta a história de Die e seu filho Steve, que vive com TDAH, ambos em busca de algum equilíbrio emocional. Viúva já há alguns anos, Die vive uma relação conturbada com o filho, um verdadeiro mar de instabilidades e agressões, pois o adolescente de 17 anos oscila entre o afeto e a violência em um piscar de olhos. É no meio dessas idas e vindas que a vizinha Kyla surge, presenteando ambos com uma amizade imprevisível.

O filme nos dá uma visão tocante sobre o que é viver com TDAH.

Impulsividade (2005)

Justin Cobb é um adolescente com TDAH, algo facilmente notável por sua mania de chupar o dedo. Aos 17 anos, tenta de tudo para se livrar deste costume, mas, no processo, acaba enfrentando dificuldades para encontrar um novo hábito mais saudável. Filho de pais imaturos, ele é forçado a aprender a crescer sozinho.

“Impulsividade” (Thumbsucker) é um retrato forte do amadurecimento que é perfeitamente possível para aqueles que vivem com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) e Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2004)

Apesar das tramas desses filmes serem de uma abordagem mais romântica do TDAH, indo por um caminho mais lúdico, eles podem dar uma dimensão do quão sonhadores e pouco atentos podem ser alguém com o transtorno. Os dois personagens centrais, Amélie Poulain e Ed Bloom, passam o dia em outro mundo, sendo capazes de jurar que viveram o que não viveram.

Com muito lirismo, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain) e “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” (Big Fish) auxiliam a entender e a interpretar o TDAH, dando aos espectadores mais empatia com relação às pessoas que sofrem do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Com abordagens distintas, esses filmes podem ajudar tanto a pessoa com TDAH quanto seus familiares e entes queridos a terem uma visão mais compreensiva sobre o transtorno.


Referências


1. Associação Brasileira do Déficit de Atenção : https://tdah.org.br/perguntas-mais-frequentes-e-suas-respostas/ (último acesso em outubro 2020) 



Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.



Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.1


Eles atacam somente as bactérias, sem causar danos às demais células do organismo. Sua função consiste em interromper ou acabar com a multiplicação de bactérias no corpo.2


Esse tipo de medicamento pode ser dividido em:3

  • Bactericidas: capazes de matar ou causar danos irreversíveis às bactérias;
  • Bacteriostáticos: capazes de interromper a reprodução e crescimento das bactérias sem destruí-las imediatamente.

A penicilina é o bactericida mais usado no mundo e foi o primeiro antibiótico a ser descoberto, em 1928. Devido ao mal uso desse medicamento, em 2010, o governo brasileiro criou leis para limitar o acesso aos antibióticos. A partir disso, sua venda passou a ser autorizada somente mediante receita médica.¹


Além da penicilina, os antibióticos mais comuns usados em tratamentos são:

  • Aminoglicosídeos - utilizado no tratamento de infecções mais graves;2
  • Cefalosporinas - frequentemente prescritas para tratar as seguintes doenças: infecções de pele, partes moles, faringite estreptocócica, infecção urinária e profilaxia de várias cirurgias;4
  • Glicopeptídeos - usadas no tratamento de doenças mais persistentes em pacientes em estado grave, como no tratamento da Pneumonia ou Sífilis;2
  • Polipeptídicos - usados para tratar infecções oculares;2
  • Quinolonas - usadas no tratamento de Infecções Urinárias recorrentes, Gonorreia, Diarreia Bacteriana, entre outras.2

O uso indiscriminado desse tipo de medicamento ocorre quando ele é usado para tratar infecções que não são causadas por bactérias, é tomado em doses incorretas, ou quando o tempo de tratamento não é cumprido.1


Por fim, é indispensável a orientação de um profissional da saúde quanto ao uso correto dos antibióticos. 




Referências: 


1. https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/#:~:text=Antibi%C3%B3ticos%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20capazes%20de,de%20diversos%20tipos%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es Último acesso em 18 de julho de 2022.


2. https://www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


3. https://tnsnano.com/chem/bactericida-vs-bacteriostatico/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


4. https://www.sanarsaude.com/blog/amp/cefalosporinas-artigo-farmacia-tudo-que-voce-precisa-saber Último acesso em 18 de julho de 2022.



Saiba porque é importante seguir as orientações médicas quanto ao uso de antibióticos.

Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções causadas por bactérias. Seu mau uso pode levar a uma resistência da bactéria, dificultando o tratamento.



Fique atento. Siga as orientações médicas e dissemine as informações quanto aos riscos do uso indevido de antibióticos. 



Referências: 

  1. Quiróz, Alicia. Appropriate use of antibiotics: an unmet need, 2019. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1756287219832174 Último acesso em 26 de julho de 2022.
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance Último acesso em 26 de julho de 2022
  3. https://www.paho.org/pt/topicos/resistencia-antimicrobiana?page=4 Último acesso em 21 de julho de 2022

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!