Tratamento do glaucoma

Tratamento do glaucoma

Atualmente, só existe a opção de tratamento para o glaucoma, uma vez que não há cura para a doença e a visão perdida não pode ser recuperada. Entretanto, uma vez diagnosticado, o glaucoma pode ser controlado caso sua principal causa (a pressão intraocular) for tratada de forma precoce.1 Além disso, medicamentos e intervenção cirúrgica podem retardar e/ou prevenir o aumento da perda de visão.1

Atualmente, existe uma grande quantidade de colírios que atuam no controle da pressão intraocular, seja através da redução da produção do humor aquoso (líquido dentro do olho), seja através do aumento do fluxo de escoamento dele. E lembre-se: os colírios somente devem ser utilizados com prescrição médica.2

Dentre os tipos de medicamentos existentes para o tratamento do glaucoma, tem-se:2

  • Alfa agonistas adrenérgicos: diminuem a produção de humor aquoso e aumentam a sua drenagem;
  • Beta bloqueadores: baixam a pressão intraocular por meio da diminuição da produção do humor aquoso;
  • Inibidores da anidrase carbônica: reduzem a produção do humor aquoso;
  • Mióticos ou agentes colinérgicos: ajudam a aumentar a drenagem do humor aquoso nos olhos;
  • Análogos de prostaglandina: aumentam o fluxo do líquido para fora dos olhos (drenagem);
  • Combinações fixas dos medicamentos: ajudam a obter melhores resultados.2

 

Tratamento do glaucoma por meio de procedimentos cirúrgicos

O glaucoma também pode ser tratado por meio de procedimentos cirúrgicos. Existem diferentes tipos de cirurgia e cada uma delas se aplica para determinado tipo de glaucoma, e também varia de acordo com o estágio de evolução da doença. Por isso, o médico avalia caso a caso, na tentativa de buscar a melhor solução individualizada para o paciente.

A cirurgia a laser é indicada quando o tratamento com colírio não produz o efeito desejado.3 No entanto, mesmo após a cirurgia com laser, o paciente com glaucoma deve continuar os tratamentos com os medicamentos convencionais.3

Existem também as opções de tratamento cirúrgico convencional para glaucoma, considerado mais invasivo,3 e os implantes de válvulas.


Referências

1. Site da American Academy of Ophthalmology. Disponível em: http://www.geteyesmart.org/eyesmart/diseases/glaucoma/index.cfm Último acesso em 19 de outubro de 2017.
2. Site da Bright Focus Foundation. Disponível em: http://www.brightfocus.org/espanol/tipos-de-glaucoma/glaucoma-tratamiento-y-medicamentos Último acesso em 19 de outubro de 2017.
3. Site “Cuidado com o Glaucoma”, da Sociedade Brasileira de Glaucoma. Disponível em: http://cuidadocomoglaucoma.com.br/principais/tratamentos/tratamentos-do-glaucoma/ Último acesso em 19 de outubro de 2017.

Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencherr sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado