Sintomas da epilepsia

Sintomas da epilepsia

Os sintomas da epilepsia mais conhecidos são as crises epilépticas. Entretanto, há outros sinais e sintomas que também são característicos da doença.

“As crises epilépticas são eventos estereotipados, recorrentes e de curta duração. Sintomas motores, sensitivos ou mesmo sensoriais, sempre iguais, com duração de segundos a alguns poucos minutos e que se repetem periodicamente devem ser valorizados. Embora os sintomas das crises epilépticas mudem de acordo com a região do sistema nervoso central envolvida, eles costumam ser sempre igual para cada paciente.”
Maria Luiza G de Manreza, doutora em neurologia, médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – CRM-SP 17097

Cada subtipo da epilepsia apresenta alguns sintomas, conforme quadro abaixo.1

IMPORTANTE
Os sintomas da epilepsia podem se manifestar tanto durante o dia quanto durante o sono e, também, acometer indivíduos de todas as idades, de bebês a idosos.2

A maior parte das pessoas com epilepsia somente se dão conta sobre uma crise epiléptica ocorrida após o término da crise, quando recuperam a consciência. Na maioria das vezes, a pessoa sentirá dor de cabeça, sonolência e dificuldade de raciocínio.3


Referências

1. Site da Associación Andaluza de Epilepsia. Disponível em: http://www.apiceepilepsia.org/Descripcion-de-los-diferentes-tipos-de-crisis-epilepticas Último acesso 19 de outubro de 2017.
2. Site HealthLine. Disponível em: http://www.healthline.com/health/epilepsy/facts-statistics-infographic#1 Último acesso 19 de outubro de 2017.
3. Site da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Disponível em: http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico_epilepsia.asp Último acesso 19 de outubro de 2017.

Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencherr sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado