Causas da epilepsia

Causas da epilepsia

Nem todas as causas da epilepsia são de origem conhecida,1 embora haja inúmeras causas já determinadas que expliquem o quadro clínico dos pacientes.

“Segundo estudo realizado em Manchester, nos Estados Unidos, uma em cada 26 pessoas irão desenvolver epilepsia durante a sua vida.2“
Maria Luiza G de Manreza, doutora em neurologia, médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – CRM-SP 17097

Entre as causas da epilepsia já conhecidas estão:3-5

“As pessoas com maior probabilidade de terem epilepsia são aquelas que têm história familiar de epilepsia ou algum evento prévio que possa ter lesado o sistema nervoso central. Algumas famílias têm uma predisposição para apresentar crises epilépticas ou epilepsias. As epilepsias geneticamente determinadas são as formas mais comuns de epilepsia e podem ocorrer em todas as faixas etárias. Em relação aos fatores adquiridos que mais comumente estão relacionados à epilepsia podemos lembrar os eventos hipóxicos isquêmicos como a anóxia neonatal, os traumatismos crânio encefálicos, as infecções do sistema nervoso central como as meningoencefalites, etc. Nos idosos é importante ressaltar os acidentes vasculares cerebrais e a demência.6
Maria Luiza G de Manreza, doutora em neurologia, médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – CRM-SP 17097

Quem está sob maior risco de ter crises de epilepsia

A incidência da epilepsia é maior em crianças e idosos, apesar de poder se manifestar em pessoas de qualquer idade, em consequência da diversidade de suas causas.7

“Todos os estudos epidemiológicos referem que as crises epilépticas e as epilepsias são mais comuns nos extremos da vida, ou seja, em crianças especialmente menores de dois anos de idade e nos idosos.”8
Maria Luiza G de Manreza, doutora em neurologia, médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – CRM-SP 17097

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com epilepsia vivem em países de renda baixa ou média.3 Muitas pessoas em localidades mais pobres ficam sem diagnóstico e tratamento, inclusive por conta de estigmas associados à epilepsia e a outros transtornos mentais.9,10

IMPORTANTE
Alguns fatores de risco que podem ocasionar crises epilépticas podem estar relacionados a hábitos pouco saudáveis, como, por exemplo: uso abusivo de álcool, drogas e outras substâncias tóxicas.

Referências

1. Site MedlinePlus. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/epilepsy.html Último acesso em 19 de outubro de 2017.
2. Hesdorffer DC, Logroscino G, Benn EK, Katri N, Cascino G, Hauser WA. Estimating risk for developing epilepsy: a population-based study in Rochester,Minnesota. Neurology. 2011 Jan 4;76(1):2.
3. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/000694.htm Último acesso em 20 de junho de 2015.
4. Site DMedicina. Disponível em: http://www.dmedicina.com/enfermedades/neurologicas/epilepsia.html Último acesso em 19 de outubro de 2017.
5. Site da Academia Brasileira de neurologia (ABN). Disponível em: http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico_epilepsia.asp Último acesso em 19 de outubro de 2017.
6. Pugh MJ, Knoefel JE, Mortensen EM, Amuan ME, Berlowitz DR, Van Cott AC. New-onsetepilepsyriskfactors in olderveterans. J AmGeriatr Soc. 2009 Feb;57(2):237-42.
7. Site HealthLine. Disponível em: http://www.healthline.com/health/epilepsy/facts-statistics-infographic#1 Último acesso em 19 de outubro de 2017.
8. Helmers SL, Thurman DJ, Durgin TL, Pai AK, Faught E. Descriptive epidemiology of epilepsy in the U.S. population: A different approach. Epilepsia. 2015 Jun;56(6):942-8.
9. Site da Organização Mundial da Saúde. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs999/en/ Último acesso em 19 de outubro de 2017.
10. Site da Revista de Psiquiatria Clínica. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs999/en/ Último acesso em 19 de outubro de 2017.

Não encontramos seu login na nossa base de usuários do Portal VMS. Por favor preencherr sua data de nascimento para verificarmos nos outros canais

Já vai?

Aproveite todos os benefícios do programa agora mesmo

Ao clicar no link a seguir você estará deixando o website da Novartis e será direcionado para um outro website correspondente ao assunto de seu interesse.
A Novartis não se responsabiliza pelo conteúdo nele apresentado