Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

MITOS E VERDADES

BR2010307150

Ainda existem muitas dúvidas sobre a Doença de Alzheimer. No mundo todo, mais 35 milhões de pessoas sofrem da doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Infelizmente, a doença ainda é marcada pelo desconhecimento porque pessoas acreditam que alguns sintomas são naturais por conta do processo do envelhecimento.

Para conscientizar e ajudar as pessoas a buscarem ajuda em caso de sintomas suspeitos, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.

1. Jogos de raciocínio, como sudoku e palavra cruzada ajudam a evitar a doença.

Mito. Eles podem amenizar os sintomas e ajudar no tratamento, mas evitar que ela ocorra, não.

2. O primeiro sintoma da doença é a perda de memória.

Verdade. A prática de exercícios físicos ajuda a retardar que a doença se manifeste, além de melhorar a qualidade de vida do cuidador e suficiente.

3. Somente idosos sofrem de Alzheimer.

Mito. Um pouco menos de 10% dos casos de Alzheimer acontecem com pessoas com menos de 65 anos. Há relatos de pessoas na casa dos 30 anos que foram diagnosticadas com a doença. É um pouco mais “raro”, mas pode acontecer.

4. Mulheres tem mais chances de desenvolver Alzheimer.

Verdade. Segundo estudo feito pela Associação Americana de Alzheimer, ao chegar aos 65 anos de idade, a chance de uma mulher tem a chance de 1 para 6 de desenvolver a doença até o final de sua vida, enquanto a chance do homem é de 1 para 11.

5. Alzheimer é a principal causa de demência no mundo.

A doença representa cerca de 50 a 75% dos casos de demência no mundo, segundo um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Referências

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/21-9-dia-mundial-do-alzheimer-conheca-os-mitos-e-verdades-sobre-a-doenca 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/29/alzheimer-entenda-seis-mitos-associados-a-doenca.htm 



Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.


Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!