Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

13 DE JULHO: DIA DA CONSCIÊNCIA SOBRE O TDAH — TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE


O dia 13 de julho foi criado para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e do tratamento para garantir melhor qualidade de vida, tanto para o indivíduo diagnosticado quanto para seus familiares. 

O TDAH é um transtorno neurobiológico que frequentemente aparece na infância e acompanha a pessoa por toda a vida. Os três principais sintomas característicos desse transtorno são a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade. Isso acontece por causa de uma disfunção no sistema de neurotransmissores que trocam informações entre os neurônios, e as áreas mais afetadas nesses casos se dão no córtex pré-frontal, região do cérebro responsável pela capacidade de prestar atenção, tomar decisões, planejar e inibir comportamentos. 70% dos casos são hereditários.

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes nos dias atuais e ocorre em 3 a 5% das crianças ao redor do mundo. Entretanto, o diagnóstico ainda é complexo e, apesar da existência de diversos tipos de tratamentos, desde terapias para o desenvolvimento das emoções ou da linguagem até o uso de medicamentos à base de metilfenidato (dependendo do diagnóstico de cada pessoa), ainda existem pessoas que insistem que o TDAH não existe.

Há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso acadêmico, abandono escolar, acidentes de trânsito, uso de drogas, álcool e divórcio, entre outras situações negativas na vida adulta. Por isso, o seu diagnóstico e tratamento são tão importantes para ter uma vida normal. Além disso, cerca de 70% dos pacientes com TDAH, respondem adequadamente aos tratamentos, com redução de pelo menos 50% dos sintomas básicos do transtorno e os toleram bem.


Referências

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2018/11/tdah-os-desafios-e-o-dia-dia-de-familias-que-convivem-com-o-transtorno.html 



Material parte do programa de suporte ao paciente, 2020 © - Direitos reservados – Novartis Biociências S/A. Proibida da reprodução total ou parcial sem autorização do titular. Material produzido em Outubro de 2020.


Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.1


Eles atacam somente as bactérias, sem causar danos às demais células do organismo. Sua função consiste em interromper ou acabar com a multiplicação de bactérias no corpo.2


Esse tipo de medicamento pode ser dividido em:3

  • Bactericidas: capazes de matar ou causar danos irreversíveis às bactérias;
  • Bacteriostáticos: capazes de interromper a reprodução e crescimento das bactérias sem destruí-las imediatamente.

A penicilina é o bactericida mais usado no mundo e foi o primeiro antibiótico a ser descoberto, em 1928. Devido ao mal uso desse medicamento, em 2010, o governo brasileiro criou leis para limitar o acesso aos antibióticos. A partir disso, sua venda passou a ser autorizada somente mediante receita médica.¹


Além da penicilina, os antibióticos mais comuns usados em tratamentos são:

  • Aminoglicosídeos - utilizado no tratamento de infecções mais graves;2
  • Cefalosporinas - frequentemente prescritas para tratar as seguintes doenças: infecções de pele, partes moles, faringite estreptocócica, infecção urinária e profilaxia de várias cirurgias;4
  • Glicopeptídeos - usadas no tratamento de doenças mais persistentes em pacientes em estado grave, como no tratamento da Pneumonia ou Sífilis;2
  • Polipeptídicos - usados para tratar infecções oculares;2
  • Quinolonas - usadas no tratamento de Infecções Urinárias recorrentes, Gonorreia, Diarreia Bacteriana, entre outras.2

O uso indiscriminado desse tipo de medicamento ocorre quando ele é usado para tratar infecções que não são causadas por bactérias, é tomado em doses incorretas, ou quando o tempo de tratamento não é cumprido.1


Por fim, é indispensável a orientação de um profissional da saúde quanto ao uso correto dos antibióticos. 




Referências: 


1. https://bvsms.saude.gov.br/uso-correto-de-antibioticos/#:~:text=Antibi%C3%B3ticos%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20capazes%20de,de%20diversos%20tipos%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es Último acesso em 18 de julho de 2022.


2. https://www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-como-funcionam-os-antibioticos/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


3. https://tnsnano.com/chem/bactericida-vs-bacteriostatico/ Último acesso em 18 de julho de 2022.


4. https://www.sanarsaude.com/blog/amp/cefalosporinas-artigo-farmacia-tudo-que-voce-precisa-saber Último acesso em 18 de julho de 2022.



Saiba porque é importante seguir as orientações médicas quanto ao uso de antibióticos.

Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções causadas por bactérias. Seu mau uso pode levar a uma resistência da bactéria, dificultando o tratamento.



Fique atento. Siga as orientações médicas e dissemine as informações quanto aos riscos do uso indevido de antibióticos. 



Referências: 

  1. Quiróz, Alicia. Appropriate use of antibiotics: an unmet need, 2019. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1756287219832174 Último acesso em 26 de julho de 2022.
  2. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance Último acesso em 26 de julho de 2022
  3. https://www.paho.org/pt/topicos/resistencia-antimicrobiana?page=4 Último acesso em 21 de julho de 2022

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!