Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Sintomas da epilepsia

Os sintomas da epilepsia mais conhecidos são as crises epilépticas. Entretanto, há outros sinais e sintomas que também são característicos da doença.

“As crises epilépticas são eventos estereotipados, recorrentes e de curta duração. Sintomas motores, sensitivos ou mesmo sensoriais, sempre iguais, com duração de segundos a alguns poucos minutos e que se repetem periodicamente devem ser valorizados. Embora os sintomas das crises epilépticas mudem de acordo com a região do sistema nervoso central envolvida, eles costumam ser sempre igual para cada paciente.”

Maria Luiza G de Manreza, doutora em neurologia, médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – CRM-SP 17097

Cada subtipo da epilepsia apresenta alguns sintomas, conforme quadro abaixo.1

IMPORTANTE

Os sintomas da epilepsia podem se manifestar tanto durante o dia quanto durante o sono e, também, acometer indivíduos de todas as idades, de bebês a idosos.2

A maior parte das pessoas com epilepsia somente se dão conta sobre uma crise epiléptica ocorrida após o término da crise, quando recuperam a consciência. Na maioria das vezes, a pessoa sentirá dor de cabeça, sonolência e dificuldade de raciocínio.3


Referências

1.Site da Associación Andaluza de Epilepsia. Disponível em: http://www.apiceepilepsia.org/Descripcion-de-los-diferentes-tipos-de-crisis-epilepticas. Último acesso em 20 de junho de 2015.
2. Site HealthLine. Disponível em: http://www.healthline.com/health/epilepsy/facts-statistics-infographic#1. Último acesso em 11 de junho de 2015.
3. Site da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Disponível em http://www.cadastro.abneuro.org/site/publico_epilepsia.asp. Último acesso em 24 de junho de 2015.

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados