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Seu cardápio mais saudável

O mundo está repleto de alimentos gostosos, mas a maioria é recheada de gorduras e açúcares. Para fugir de uma vez por todas dos inimigos da saúde e do diabetes tipo 2, procuramos as indicações do Departamento de Nutrição e Metabologia da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e do American Diabetes Association. Confira!

1. Coma de 3 em 3 horas. Mas, claro, alimentos saudáveis. Fazendo isso, o seu metabolismo estará sempre trabalhando, o que ajuda na queima de calorias. Sem esquecer que seguir essa recomendação fará você se alimentar em menores quantidades ao longo do dia.1

2. Invista nos vegetais. Quiabo, couve, nabo, chuchu, berinjela e muito mais. Eles estão repletos de vitaminas e outros nutrientes. Além disso, também possuem boa carga de fibras, que ajuda no controle glicêmico.2

3. Acrescente grãos integrais na despensa. Farelo de trigo, aveia, chia, centeio e outros. Apresentam boa quantidade de fibras e também carboidratos de baixo índice glicêmico.2

4. Consuma frutas. Laranja, melancia, pera, kiwi etc. Mas não pense que pode comer frutas a todo o momento. Afinal de contas, elas apresentam frutose (açúcar) que, se consumida de forma exagerada, pode causar problemas aos portadores ou não do diabetes. Nunca ultrapasse as três porções ao dia. E tente sempre variar os tipos de frutas.2

5. Opte por carnes brancas e vermelhas magras. Elas apresentam menos gorduras e se mantém ricas em ferro e proteínas, importantes para a construção muscular.2

REFERÊNCIAS:

1. Site do Manual de Nutrição Pessoa com Diabetes, do Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD. Disponível em http://www.diabetes.org.br/pdf/manual-nutricao-publico.pdf. Última visualização em 22 de abril de 2016.

2. Site American Diabetes Association. Disponível em http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/planning-meals/diabetes-meal-plans-and-a-healthy-diet.html. Última visualização em 22 de abril de 2016.

3. Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Disponível em http://www.endocrino.org.br/diabetes-mantendo-um-bom-controle/. Última visualização em 22 de abril de 2016.

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