Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

O que é epilepsia

A epilepsia é uma doença cerebral crônica caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas. A crise epiléptica, por sua vez, é um transtorno neurológico causado pela hiperexcitabilidadede das células cerebrais

saiba mais

Causas da epilepsia

Nem todas as causas da epilepsia são de origem conhecida1, embora haja inúmeras causas já determinadas que expliquem o quadro clínico dos pacientes.

saiba mais

Sintomas da epilepsia

Os sintomas da epilepsia mais conhecidos são as crises epilépticas. Entretanto, há outros sinais e sintomas que também são característicos da doença.

saiba mais

Diagnóstico da epilepsia

O diagnóstico da epilepsia é clínico. Os exames complementares confirmam o diagnóstico e auxiliam na pesquisa da causa (etiologia) da epilepsia.

saiba mais

Tratamento da epilepsia

Muitas pessoas respondem bem ao tratamento da epilepsia com medicamentos, dietas e/ou cirurgia.1 Os medicamentos para o tratamento da epilepsia atuam nos sintomas da doença, ou seja, evitam as crises epilépticas.

saiba mais

O que fazer e o que não fazer durante as crises de epilepsia

Se você presenciar, alguma vez, uma pessoa tendo uma crise epiléptica, deve seguir alguns procedimentos para ajudá-la:

saiba mais

Adesão ao tratamento da epilepsia

Até que as crises epilépticas consigam ser controladas é preciso haver força de vontade e comprometimento da pessoa com epilepsia , pois o período de tratamento por vezes é bastante longo.

saiba mais

Impactos da epilepsia nas relações interpessoais

A epilepsia ainda é uma doença bastante estigmatizada no Brasil e no mundo. Tal fato se associa à alguns preconceitos e crenças que precisam ser desmistificadas.

saiba mais