Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Principais tipos de glaucoma

Existe um grande número de manifestações do glaucoma, dentre os principais tipos de glaucoma estão:

- glaucoma de ângulo aberto (tipo crônico, responsável por 90% dos casos de glaucoma1);
- glaucoma de ângulo fechado (agudo);
- glaucoma congênito (glaucoma infantil); 
- glaucoma secundário 

“Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma revelou que o brasileiro não tem o hábito de consultar o médico oftalmologista e que a população desconhece completamente o que é glaucoma, suas causas e consequências. Esse é um alerta para o risco de crescimento acelerado de cegueira nos próximos anos em nosso país, já que a expectativa de vida aumentou e 80% dos casos de glaucoma não tratados, evoluem para a perda da visão.”
Sociedade Brasileira de Glaucoma

As principais características de cada tipo de glaucoma estão listadas a seguir:

Embora o glaucoma não se trate de uma doença que apresente sintomas específicos e que possa se desenvolver em qualquer pessoa, além da pressão intraocular, existem outros fatores que são também considerados de risco, podendo, caso o paciente não receba o devido tratamento, levá-lo à cegueira:2

- idade acima de 40 anos;
- histórico de glaucoma na família;
- ascendência africana ou asiática;
- diabetes, miopia, uso prolongado de esteroides e/ou presença de alguma lesão ocular prévia, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo.

IMPORTANTE

Pessoas que têm histórico familiar de glaucoma ou que pertençam a um dos grupos de risco devem se consultar com especialista e fazer exames uma vez por ano!3


Referências

1. Site do Glaucoma Research Foundation (GRF). Disponível em http://www.glaucoma.org/glaucoma/types-of-glaucoma.php. Último acesso em 09 de julho de 2015.
2. Site Minha Vida. Disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/temas/glaucoma. Último acesso em 09 de julho de 2015.
3. Site “Cuidado com o Glaucoma”, da Sociedade Brasileira de Glaucoma. Disponível em http://cuidadocomoglaucoma.com.br/principais/o-que-e/o-que-e-glaucoma/. Último acesso em 14 de julho de 2015.

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados