Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

O que é adesão ao tratamento


A Organização Mundial de Saúde define a adesão ao tratamento como “a medida que o comportamento de uma pessoa – em tomar a medicação, seguir a dieta recomendada e/ou implementar mudanças em seu estilo de vida – corresponde às recomendações fornecidas por um profissional da saúde”.1

A adesão ao tratamento é um fator fundamental para o gerenciamento de doenças crônicas. Apesar disso, estima-se que cerca de 50% dos pacientes em tratamento para alguma doença crônica não tomam a medicação como deveriam.2 Isso porque o comportamento para a tomada da medicação é complexo, e não depende exclusivamente do paciente.1

Por isso, programas de adesão ao tratamento, como o Vale Mais Saúde, podem aumentar a motivação dos pacientes a seguirem as orientações médicas, contribuindo para o sucesso do tratamento e a melhoria da qualidade de vida e bem estar do paciente.

Dessa forma o paciente passa a ter à sua disposição uma ferramenta útil para auxiliá-lo na compreensão e controle da sua doença.

Mudar é difícil, mas viver com qualidade vale a pena!

Mudar o estilo de vida não é tarefa fácil para ninguém. Acostumar-se com um tipo diferente de alimentação, deixar de fumar ou beber bebidas alcóolicas, por exemplo, exige muita força de vontade, determinação e disciplina... Isso sem falar na incorporação das atividades físicas regulares em meio às diversas atividades do dia a dia. Por isso separamos algumas dicas (inserir LINK Dicas para seguir o tratamento corretamente) para te ajudar a viver com qualidade!


Referências

1.Sabaté E, editor. , ed. Adherence to Long-Term Therapies: Evidence for Action. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2003.
2. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3068890/. Último acesso em 02 de fevereiro de 2015.