Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

O que é DPOC?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida como DPOC, é uma doença progressiva do sistema respiratório, causada em 85% dos casos pelo cigarro.1 Com o tempo, as pessoas com DPOC têm cada vez mais dificuldade para respirar, e as atividades simples do dia a dia – como caminhar, subir escadas e até mesmo tomar banho em pé – tornam-se desafiadoras e exaustivas. A DPOC tem dois componentes: o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. Ambos podem se manifestar no mesmo paciente, agravando o quadro de saúde.

Além do tabagismo, a exposição excessiva e constante à poluição, fumaça, substâncias químicas e até mesmo poeira podem levar à DPOC.2 Por isso, além da maioria de fumantes (incluindo fumantes passivos) e ex-fumantes, há um percentual de pessoas com a doença pulmonar obstrutiva crônica que trabalham em carvoarias e olarias ou foram expostos, por muito tempo, à fumaça de forno a lenha, por exemplo.

Os primeiros sintomas de DPOC são tosse, que pode ser seca ou com secreção, chiado no peito (sibilo), falta de ar e uma sensação de aperto no peito. Com a progressão da DPOC, o paciente pode se ver incapacitado de fazer pequenos esforços físicos, por causa do cansaço causado pela limitação respiratória. Alguns sintomas podem se manifestar com mais intensidade pela manhã, sendo esta uma característica da DPOC.2

O desenvolvimento da DPOC é lento, e muitas vezes sequer é notada no início. Estima-se que cerca de sete milhões de brasileiros tenham DPOC2, mas que apenas 12% estejam diagnosticados – e desses apenas 18% tratados.2 O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica é mais comum a partir dos 40 anos de idade.3 Quanto mais cedo realizado o diagnóstico da DPOC, maior a possibilidade de conter o avanço da doença e assegurar uma boa qualidade de vida ao paciente.

Além da adesão ao tratamento medicamentoso, mudanças de estilo de vida são fundamentais para proporcionar bem estar e controlar o avanço dos sintomas da DPOC. Para os tabagistas, parar de fumar é uma necessidade imediata.

“A DPOC é a sigla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma condição pulmonar que compreende a bronquite crônica e o enfisema. Na maioria das vezes é consequência de anos de uso do cigarro, mas outras exposições como forno à lenha ou gases tóxicos no ambiente de trabalho também podem causar a doença.”
Dr. Frederico Fernandes, Médico Pneumologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) – CRM 97.404

 

Entenda o que acontece no sistema respiratório das pessoas com DPOC

Os brônquios são a parte do pulmão que conduz o ar para dentro e para fora. Para isso, os brônquios se ramificam formando os bronquíolos, que têm em suas pontas sacos cheios de alvéolos, que se enchem e esvaziam de ar a cada respiração.

Nas pessoas com DPOC, uma ou várias partes do sistema respiratório estão danificadas, causando tanto o estreitamento e excesso de muco nos brônquios (bronquite), como a perda da elasticidade e destruição dos alvéolos (enfisema) – e com isso a capacidade deles em esvaziar, soltando o ar inalado de modo efetivo.

Dessa forma, a DPOC pode ter dois diferentes componentes, como o enfisema e a bronquite crônica. A mesma pessoa pode apresentar as duas manifestações.

- Enfisema: ocorre quando há danos ou a destruição dos alvéolos pulmonares. As paredes dos alvéolos se tornam flácidas, diminuindo a capacidade respiratória – relacionada à entrada e saída do ar.
- Bronquite: é quando há inflamação nos brônquios. A mucosa das vias aéreas se torna irritada e inflamada constantemente, criando estreitamento e obstrução por muco, o que também dificulta a respiração.


Referências

1.Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – 2006. www.sbpt.org.br e. Menezes AM, Padilla RP, Jardim JR et al, Chornic obstrutive pulmonar y disease in five Latin Amerrican Cities (the PLATINO study); a prevalence study. Lancet 2005; 366: 1875-81.
2.Site da Associação Brasileira de Portadores de DPOC. Disponível em: http://www.dpoc.org.br/perguntas-frequentes. Último acesso em 2 de agosto de 2015.
3. Decramer M, Janssens W, Miravitlles M. Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Lancet 2012; 379: 1341-51.