Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Musculação e o controle do diabetes tipo 2

O chamado treinamento de força, ou de resistência, que é aquele geralmente realizado em academias, deixa o organismo mais sensível à insulina, o que pode diminuir os níveis de glicose no sangue.1  

A Canadian Diabetes Association desenvolveu uma série de exercícios de resistência. Com eles, é possível fortalecer diversas partes do corpo, como lombar, abdome e quadris. O indicado é que iniciantes utilizem desse treinamento, que envolve exercícios principalmente sentados, para quem tem problema com mobilidade. Além disso, você vai precisar de uma faixa de resistência, que pode ser encontrada em qualquer loja de esportes.2

O mais interessante é que o programa de exercícios é ideal para quem nunca fez musculação e também é uma ótima opção para fazer em casa, quando estiver chovendo ou com muito frio.2

Algumas ressalvas

·         Faça duas séries de oito repetições para cada um dos oito exercícios, e faça isso duas vezes por semana.2

·         Trabalhe até duas a três séries de 12 repetições de cada exercício e faça isso três vezes por semana.2

Lembre-se:

·         Apenas realize os exercícios que você conseguir. 2

·         Mantenha a postura correta. 2

·         Faça movimentos lentos e controlados. 2

·         Respire e inspire em cada repetição. 2

·         Mantenha uma faixa confortável de movimento. 2

Ficou interessado em conhecer mais dos exercícios propostos pela Canadian Diabetes Association? Então, nas próximas linhas, disponibilizamos os treinos para você fazer o download. Mas não se esqueça de, antes de iniciar as atividades, procurar o seu médico e conversar a respeito. Você pode até mostrar o conteúdo para ele.2

Exercícios de resistência introdutórias2 (https://www.diabetes.ca/CDA/media/documents/diabetes-and-you/healthy-living-resources/resistance-exercises-intro.pdf)

Exercícios de resistência banda2 (https://www.diabetes.ca/CDA/media/documents/diabetes-and-you/healthy-living-resources/resistance-band-exercises.pdf)

Exercícios adicionais de resistência2 (https://www.diabetes.ca/CDA/media/documents/diabetes-and-you/healthy-living-resources/resistance-exercises-additional.pdf)

REFERÊNCIAS

1. Site da American Diabetes Association. Disponível em http://www.diabetes.org/food-and-fitness/fitness/types-of-activity/what-we-recommend.html?referrer=https://www.google.com.br/. Última visualização em 18 de outubro de 2016.

2. Site da Canadian Diabetes Association. Disponível em https://www.diabetes.ca/diabetes-and-you/healthy-living-resources/exercise/resistance-exercises-plan. Última visualização em 18 de outubro de 2016. 

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados