Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Importância da adesão ao tratamento

A adesão ao tratamento é de fundamental importância para um eficaz gerenciamento de uma doença crônica. É preciso seguir corretamente as instruções médicas para que seja possível controlá-la de modo efetivo e duradouro.

Além de prescrições de medicamentos, os médicos e demais profissionais de saúde envolvidos podem orientar o paciente a mudar hábitos alimentares, praticar atividades físicas, deixar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas e outras drogas.

Mas, por que seguir a adesão ao tratamento é tão importante?
- Com a adesão ao tratamento, o paciente passa a ter a sua condição controlada, podendo, na maioria das vezes, manter uma vida normal e economicamente ativa!
- A família pode se dedicar a outras atividades e deixar de lado seu papel de cuidadora.
- Há menores chances de ser necessário recorrer a internações emergenciais e intervenções cirúrgicas.1

Portanto, tomar medicamentos conforme orientação médica, atentando-se aos horários e às quantidades prescritas, é fundamental para o alcance dos resultados esperados. Entretanto, além disso, o paciente deve:
- seguir uma dieta balanceada e, em determinados casos, como o da diabetes tipo 2, restritiva;
- exercitar-se, seguindo uma rotina de atividades compatíveis com as limitações que algumas doenças crônicas podem impor, como por exemplo, osteoporose, dores nas costas, entre outras doenças. As atividades físicas devem ser recomendadas pelo médico e acompanhadas por outros profissionais de saúde;
- evitar o consumo de tabaco, álcool ou outras drogas que podem ter efeitos adversos, dentre eles a ineficácia do medicamento prescrito. É importante observar, também, reações adversas resultantes da ingestão de outros medicamentos, que podem inclusive cortar o efeito do tratamento.

Sendo assim, é sempre importante consultar um médico, informando-o sobre o tratamento que já realiza, antes de tomar qualquer outro tipo de medicação que venha a ser necessário.


Referências
1.Site da Novartis Brasil. Disponível em http://www.novartis.com.br/_saude/Apoio/adesao.shtml. Último acesso em 09 de julho de 2015.


Veja mais em:

Conteúdos Relacionados