Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

É possível prevenir o glaucoma?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira podem ser evitados com ações de prevenção e/ou tratamento adequados.1 Frequentar regularmente o oftalmologista é essencial para a garantia da saúde ocular. O acompanhamento de um profissional assegura a prevenção e identificação de problemas, bem como a indicação do(s) tratamento(s) adequado(s). Além disso, pessoas com doenças metabólicas e preexistentes, como pressão alta e diabetes – que podem ocasionar cegueira – devem também acompanhar e seguir regularmente seus respectivos tratamentos.2

"O diagnóstico tardio do glaucoma está relacionado à maior chance de progressão da doença e cegueira. O paciente com glaucoma, se não tratado adequadamente, começa a perder a visão periférica. Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida, podendo levar a cegueira irreversível. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, melhores são as chances de se evitar a perda da visão.”
Sociedade Brasileira de Glaucoma

O glaucoma não é uma doença que pode ser evitada. No entanto, ao seguir estas recomendações, é possível diminuir o impacto de seus danos evitando que sua progressão ocorra de maneira agressiva.


Referências

1.Site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Disponível em http://www.who.int/pbd/en/. Último acesso em 13 de julho de 2015.
2.Site da Fundação Dorina Nowill. Disponível em http://www.fundacaodorina.org.br/deficiencia-visual/?gclid=CJ3Al-3szMYCFYsRHwodU8EFEw. Último acesso em 08 de julho de 2015.

 

Veja mais em: