Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Causas da doença de Alzheimer

Embora os estudos e descobertas científicas tenham constantemente avançado, as causas da doença de Alzheimer ainda são desconhecidas. Sabe-se, contudo, que as causas estão relacionadas com a morte de células cerebrais, sendo comprovadas por investigações que mostram alguns tipos de lesões no cérebro dos pacientes.

Estudos mais recentes mostram que tais alterações cerebrais já estariam presentes antes mesmo do paciente sentir ou manifestar os sintomas da doença de Alzheimer.1 Por isso, vale ressaltar a importância de um diagnóstico na fase leve da doença de Alzheimer, o que permite que o paciente e sua família tenham mais qualidade de vida, por ser possível retardar o avanço do Alzheimer e controlar os seus sintomas. A doença ainda não tem cura, e se agrava com o decorrer do tempo.

É importante reforçar que já é possível tratar a doença de Alzheimer o que permite retardar o aparecimento e a progressão da doença, por isso, o rápido reconhecimento e diagnóstico da doença de Alzheimer são fundamentais.

RESGATE HISTÓRICO

O nome da doença de Alzheimer faz referência àquele que pela primeira vez a descreveu: o médico Alois Alzheimer. Em 1906, “ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença”.2


Referências

1. Site Drauzio Varella. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-alzheimer. Último acesso em cesso em 6 de junho de 2015.
2. Site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Disponível em: http://www.abraz.org.br/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer. Último acesso em 06 de junho de 2015.

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados