Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Carboidratos (saudáveis) no seu cardápio

Ficar sem consumir esse nutriente pode ser perigoso para a saúde, afinal de contas, o carboidrato é responsável por fornecer energia ao nosso corpo. Ao mesmo tempo, ele é considerado um vilão para o diabético. Então, como fazer para equilibrar essa situação? Confira as dicas da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Harvard, e aplique em seu dia a dia.

1. Em vez de batatas, coma grãos

O que acontece é que a maioria das batatas (menos a doce) possuem alto índice glicêmico, e isso pode contribuir para o aumento de peso, além de acarretar o problema do diabetes tipo 2.

Para fazer uma ótima substituição, a dica é colocar o feijão no lugar da batata. A leguminosa possui baixo índice glicêmico, sendo digerido lentamente. Além disso, também tem boa quantidade de proteína.

2. Consuma mais arroz integral e quinoa

Essa é para quem costuma almoçar lanche. Mesmo optando pelo pão integral, saiba que o alimento possui muito sódio e isso pode ser prejudicial para quem ingere bastante do produto. Uma ótima solução é consumir salada que leve arroz integral ou quinoa.

3. Invista na fruta pura

O motivo é que a laranja in natura, por exemplo, tem duas vezes mais fibras e metade de açúcar que 1 copo de 350 ml do suco.

4. Opte pelo integral

Como aprendizado, saiba que o alimento é realmente integral quando, no rótulo, o primeiro ingrediente for a farinha de trigo integral, centeio integral ou algum outro grão inteiro. Agora, se o item estiver depois de outros elementos, é sinal de que o alimento não é tão integral assim.

5. Cereais integrais para o café da manhã

A escolha dessa versão do alimento (e sem adição de açúcar) trará ao organismo, pelo menos, 4g de fibras e menos de 8g de açúcar por porção.

 

REFERÊNCIA

1. Site da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Harvard. Disponível em https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/carbohydrates/. Última visualização em 07 de junho de 2016. 

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados