Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Adesão ao tratamento do glaucoma

Para que o tratamento do glaucoma seja eficaz, é importante atentar-se para um conjunto de dicas que devem ser minuciosamente seguidas!1

- Utilize o medicamento conforme instruções médicas: não coloque nem mais nem menos gotas do que as prescritas.
- Se for viajar, não se esqueça de levar uma quantidade adequada de medicamento e de perguntar ao seu médico se deve levar uma receita de reserva.
- Lembre-se de que o glaucoma é controlado quando se usa com regularidade o medicamento.
- Nunca utilize medicamentos e colírios sem prévia aprovação do oftalmologista.

Modo de uso dos colírios

Depois de pingar uma gota do colírio no olho, comprima com o dedo indicador o ângulo interno do olho para evitar que o medicamento passe para o canal lacrimal até o nariz e garganta. Em seguida, continue nessa posição ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três ou quatro minutos, para que o medicamento permaneça em contato com o olho o maior tempo possível.1

ATENÇÃO: os pacientes que utilizam colírios diferentes (frascos diferentes) devem dar o intervalo de no mínimo de 5 minutos entre a aplicação de um colírio e outro. Do contrário, nenhum deles é absorvido adequadamente.

Ademais, é importante manter o seu oftalmologista informado se estiver usando outro medicamento, especialmente aqueles comprados sem receita. Caso consulte outro médico para tratar de outras questões e problemas de saúde, não deixe de informar que está fazendo o tratamento do glaucoma.1

Por meio do Vale Mais Saúde, a Novartis oferece descontos nos produtos da Alcon com o objetivo de facilitar o acesso aos tratamentos e aumentar a adesão, fundamental no manejo do glaucoma. Informe-se e faça seu cadastro no programa!

“Atualmente, uma das maiores dificuldades no tratamento do glaucoma é a adesão à prescrição médica. Como geralmente o paciente não percebe melhora da visão com o tratamento e, pelo contrário, geralmente sente algum tipo de desconforto após seu início, muitos tendem a abandonar a orientação médica e podem ficar cegos. No glaucoma, a redução persistente da pressão intraocular é a única chance de preservação da visão. Portanto, o uso correto dos colírios é fundamental.” 
Sociedade Brasileira de Glaucoma


Referências

1.Site do Hospital de Olhos de São Paulo.Disponível em  http://hospitaldeolhos.net/especialidades-glaucoma.asp?gclid=CPvU8q6MzcYCFUeRHwodvD0AiA. Último acesso em 10 de julho de 2015.

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados