Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Adesão ao tratamento da doença de Alzheimer

Untitled Document

Quanto mais precoce o diagnóstico e o início da adesão ao tratamento da doença de Alzheimer, maior a probabilidade de sua eficácia.1 Seguir à risca as orientações dos médicos e demais profissionais da equipe envolvida nos cuidados com o paciente colabora para maior sucesso do tratamento e melhores respostas do paciente com relação aos ganhos em termos de expectativa e qualidade de vida.

“A relação é direta, aquele que não se trata nem faz uso adequado da medicação tem menor controle dos distúrbios cognitivos e comportamentais, o que gera um impacto no dia-a-dia. O paciente apresenta muita oscilação quando não faz o tratamento correto, às vezes está melhor e por vezes está pior.”

Dr. Rodrigo Rizek Schultz, neurologista, coordenador do ambulatório de demência grave da Universidade Federal de São Paulo e diretor cientifico da ABRAz – CRM 80.201

Outro ponto fundamental é a avaliação o mais apurada possível dos resultados obtidos pelo paciente com a doença de Alzheimer ao longo das atividades e administração de medicamentos. Por outro lado, também é preciso perceber o avanço dos sintomas. Tais observações são difíceis de serem feitas e, para que sejam bem detalhadas, pode-se fazer uso de um bloco de anotações ou de um diário. Os dados registrados devem ser constantemente apresentados ao médico para que ele possa avaliar os estágios da doença de Alzheimer, as respostas do paciente ao tratamento e, quando necessário, possa fazer ajustes. Isto demonstra o quão fundamental é a relação médico-paciente-familiar.2

Pensando em facilitar o acesso e contribuir com a adesão ao tratamento, a Novartis oferece descontos em seus medicamentos e outras ferramentas educacionais por meio do programa Vale Mais Saúde.

Entre as ferramentas existentes na adesão ao tratamento está o Guia do Cuidador, um instrumento de consulta para auxílio daqueles que se confrontam diariamente com os desafios de cuidar de pessoas com perda de memória. Além disso, a empresa disponibiliza acesso à Casa Virtual, que avalia a disposição dos móveis na casa, levando segurança e comodidade aos pacientes e cuidadores.


Referências

1. About Health. 12 Benefits of Early Detection in Alzheimer's Disease. Disponível em http://alzheimers.about.com/od/diagnosisofalzheimers/a/12-Benefits-Of-Early-Detection-In-Alzheimer-S-Disease.htm. Acesso em 11 de fevereiro de 2016.
2. On Memory. Symptom Diary. Disponível em http://www.onmemory.ca/en/signs-symptoms/symptom-diary. Acesso em 11 de fevereiro de 2016.

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados