Vale Mais Saúde

Acesse o Vale Mais Saúde

idpublicacao: revisita:

Acabe com a obesidade

Você sabia que de 80 a 90% das pessoas que são diagnosticadas com diabetes tipo 2 estão obesas? Isso mesmo! A rotina de vida cada vez mais estressante e desregrada das pessoas levam ao aumento de peso e falta de atividades físicas.1

E, como se sabe, a junção de má alimentação e sedentarismo, além do sobrepeso, pode levar a ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.2 E a doença, se não for tratada corretamente, ou seja, não manter os níveis de glicose equilibrados, pode levar a outros problemas ainda mais graves, como doenças cardíacas, renais, cegueira e problemas circulatórios.3

Gordura corporal

Agora, o principal vilão da obesidade é exatamente a gordura abdominal. O excesso que aparece na barriga faz com que as células de gordura causem reações inflamatórias no organismo, aumentando a resistência à insulina.4

E tem mais: estar obeso alterar totalmente o metabolismo do nosso corpo. E isso faz com que o tecido adiposo mande direto para a corrente sanguínea várias moléculas de gordura. O resultado disso tudo? Mudanças nas respostas de algumas células em relação à insulina, além da diminuição da sensibilidade ao hormônio.

Todos os cuidados

O primeiro passo é mudar todo o seu estilo de vida. Chega de comida gorda e nada saudável e procure o melhor exercício físico que combina com o seu dia a dia. E entenda que, se essas mudanças não forem feitas, será bem difícil eliminar o excesso de peso e acabar com todos os problemas relacionados ao diabetes tipo 2.

Quer um incentivo? Então, saiba que, de acordo com dados do National Health Service (NHS), a redução de 5% no peso corporal, acompanhado de exercícios físicos regulares de intensidade moderada, pode contribuir para que as chances de desenvolver diabetes tipo 2 caia em mais de 50%.4

Se você está acima do peso, procure um médico o mais rápido possível. Ele será o responsável por fazer todo o diagnóstico e indicar os melhores caminhos para rumo à vida mais saudável.

 

REFERÊNCIAS:

1. Estudo: “Relação entre Obesidade e Diabetes Mellitus Tipo II em Adultos”. Disponível em http://web.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/11/69.pdf. Última visualização em 18 de maio de 2016.

2. Site Obesity. Disponível em http://www.obesity.org/content/weight-diabetes. Última visualização em 18 de maio de 2016.

3. Site da Sociedade de Previdência Complementar. Disponível em http://www.previg.org.br/noticias/detalhe/as-consequencias-do-diabetes-quando-nao-controlado. Última visualização em 19 de maio de 2016.

4. Site da Comunidade global de diabetes. Disponível em http://www.diabetes.co.uk/diabetes-and-obesity.html. Última visualização em 18 de maio de 2016.

Veja mais em:

Conteúdos Relacionados